quarta-feira, outubro 11, 2006

Cine-clube em estruturação


Ver, sentir, escutar, pensar e discutir o cinema, é o propósito ao qual o Núcleo de Programação Cinematográfica se propõe alcançar, ao avançar para um projecto de programação contínua.

Após quatro anos de funcionamento activo, nos quais, em colaboração com o realizador João Mário Grilo, seus discentes, e variados colaboradores como Alberto Seixas Santos, Pedro Costa, Paulo Filipe Monteiro, José Manuel Costa, Margarida Gil, entre outros, foram realizados quatro grandes ciclos. Três ciclos de autor (Buster Keaton, Yasujiro Ozu e Westerns de John Ford), e um ciclo temático (Sonhos e Visões), assim como variadas mostras e outros ciclos.

O núcleo vai agora apostar na criação de uma proposta de programação alternativa contínua, querendo assim dar visibilidade a uma cinematografia excluída do circuito comercial vigente.

Temos como objectivo proporcionar a um público cinéfilo - cada vez mais exigente e participativo - a possibilidade de tomar contacto com obras que desenvolvam o seu gosto pela cultura cinematográfica. É objectivo desta iniciativa fomentar a formação, a troca de opiniões e visões conscientes da criação cinematográfica e dos seus aspectos teóricos, estéticos e técnicos.

Vimos então por este meio solicitar a todos os amantes da sétima arte que se juntem a nós neste projecto, que passa pela tentativa de expôr não só cinema, mas outros cinemas, documentários, vídeo-arte, e cinema experimental, apostando sempre numa programação cuidada e criteriosa.

Solicitamos então a todos os interessados que enviem o seu contacto para npci@fcsh.unl.pt para efeitos de agendamento de uma reunião.

2 comentários:

Hugo disse...

Só para informar que fiz um link para este post. Caso se oponham, por favor, avisem.

vague disse...

uma boa ideia.