quarta-feira, outubro 11, 2006

Cine-clube em estruturação


Ver, sentir, escutar, pensar e discutir o cinema, é o propósito ao qual o Núcleo de Programação Cinematográfica se propõe alcançar, ao avançar para um projecto de programação contínua.

Após quatro anos de funcionamento activo, nos quais, em colaboração com o realizador João Mário Grilo, seus discentes, e variados colaboradores como Alberto Seixas Santos, Pedro Costa, Paulo Filipe Monteiro, José Manuel Costa, Margarida Gil, entre outros, foram realizados quatro grandes ciclos. Três ciclos de autor (Buster Keaton, Yasujiro Ozu e Westerns de John Ford), e um ciclo temático (Sonhos e Visões), assim como variadas mostras e outros ciclos.

O núcleo vai agora apostar na criação de uma proposta de programação alternativa contínua, querendo assim dar visibilidade a uma cinematografia excluída do circuito comercial vigente.

Temos como objectivo proporcionar a um público cinéfilo - cada vez mais exigente e participativo - a possibilidade de tomar contacto com obras que desenvolvam o seu gosto pela cultura cinematográfica. É objectivo desta iniciativa fomentar a formação, a troca de opiniões e visões conscientes da criação cinematográfica e dos seus aspectos teóricos, estéticos e técnicos.

Vimos então por este meio solicitar a todos os amantes da sétima arte que se juntem a nós neste projecto, que passa pela tentativa de expôr não só cinema, mas outros cinemas, documentários, vídeo-arte, e cinema experimental, apostando sempre numa programação cuidada e criteriosa.

Solicitamos então a todos os interessados que enviem o seu contacto para npci@fcsh.unl.pt para efeitos de agendamento de uma reunião.

3 comentários:

Hugo Alves disse...

Só para informar que fiz um link para este post. Caso se oponham, por favor, avisem.

Eraserhead disse...

olá.li teu comentário no site cinema 2000 onde também coloco há algum tempo os meus comentários.
sou realizador independente resido no algarve. pertenço a um nucleo area 55. neste momento estamos a trabalhar no festival videolab que irá se realizar em lagos no mês de dezembro num esforço em conjunto do videolab coimbra e do lac.
desde já convido-vos a passarem por estes sites.

www.area55.pt.vu (nucleo de cinema e video de lagos)

www.lac-web.pt (laboratorio de artes criativas lagos)

www.videolab.ath.cx (coimbra)

www.39degraus.blogspot.com meu blog

meu mail hernani16@hotmail.com

um abraço

vague disse...

uma boa ideia.