sexta-feira, maio 23, 2008

“Nattvardsgästerna” (a.k.a. “Luz de Inverno”), de Ingmar Bergman, sexta-feira 30 de Maio pelas 21h30 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sexta-feira 30 de Maio, pelas 21h30, o Cineclube Supernova irá exibir “Nattvardsgästerna” (a.k.a. “Luz de Inverno”) de Ingmar Bergman. A sessão será apresentada por Ricardo Martins.

Realizador: Ingmar Bergman
Ano: 1962
País: Suécia
Duração: 81 min.
Idioma: Sueco

Legendas: Português


Sinopse: Num frio Domingo de Inverno, Tomas Ericsson, o pastor de uma aldeia está a celebrar a missa a uma pequena comunidade, apesar de estar a sofrer de gripe e de uma lacerante crise de fé. Depois da missa, ele tenta tranquilizar o pescador Jonas Persson que está atormentado pela ansiedade, mas Tomas apenas consegue falar da sua própria relação turbulenta e vazia com Deus. Uma professora, Marta Lundberg, oferece a Tomas o seu amor como consolação pela perda de fé. Mas Tomas resiste ao seu amor tão desesperadamente como ela se entrega mais e mais. O segundo filme de Bergman na trilogia de fé, é uma das menos vistas obras-primas do realizador quando se compara às exibições de “Persona” e “Sétimo Selo”, mas é um dos seus filmes mais pessoais, tanto pela semelhança com acontecimentos passados na sua juventude, como pela crueza da mise-en-scene e dos sentimentos - o uso de monólogos, silêncios prolongados, close-ups extremos, bem como a presença de uma paisagem fria, branca e Invernal, servem para reflectir o vazio da alma de Tomas.

Links:
IMDB
WIKIPEDIA
BERGMANORAMAENSAIO DA AUTORIA DE PETER COWIE

Vídeos:


Clip from Winter Light (The Letter)



Clip from Winter Light


Imágenes de Bergman 5 - Los comulgantes

Local: Auditório 1 (1º piso da Torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Horário: 21h30

Entrada: Livre para os sócios do núcleo.

Morada: Av. Berna n. 26- C

Metro: Campo Pequeno / Praca de Espanha

Autocarros: 16, 26, 56

Comboio: Entrecampos

1 comentário:

Anónimo disse...

oioi

Podiam mandar-me a vossa programaçao com mais antecedencia possivel? Para divulgar na lecool?
Brigadaa

lisboa@lecool.com