Realizador: Ming-liang Tsai
Ano: 2001
País: Taiwan, França.
Duração: 116 min.
Cor
Idioma: Mandarim/ Francês/ Taiwanês / Inglês
Legendas: Inglês
Elenco: Kang-sheng Lee, Shiang-chyi Chen, Yi-Ching Lu, Tien Miao, Cecilia Yip, Chao-jung Chen, Guei Tsai, Arthur Nauzyciel, David Ganansia, Jean-Pierre Léaud.
Sinopse: Lidar com a morte é lidar com a vida, com os dias, as horas, os minutos. E, sobretudo, com o silêncio e a solidão.Tsai é um autor que, na tradição dos seus realizadores de referência [Truffaut e outros menos óbvios] opera no limite em que a ficção é a própria realidade, entregando-nos com cada nova proposta um espelho do dia-a-dia contemporâneo.
Neste filme, apresenta duas histórias separadas, desconexas e no entanto intimamente síncronas. A narrativa divide-se entre duas cidades, Taipei e Paris, separadas por 7 horas, 10.000 km, e uma intimidade fora de lugar. A cidade é assim, um desconexo lugar de grande tensão e de tédio. À procura de quem somos dentro de uma cidade que não nos define, estas personagens procuram lidar com a sua identidade depois do assombro de uma perda. Na cinematografia de Tsai as coincidências formais não são acaso, traduzem uma procura pelo rigor formal e pelo equilíbrio. O silêncio é meditativo e cada fotograma é como uma pintura. A figura do Outro que não nos consegue compreender provoca momentos de humor intenso e concentrado, produto da interpretação magnífica de Kang-sheng Lee, premiado por esta personagem em Manila, 2002.
Links:
www.sensesofcinema.com/contents/directors/03/tsai.html
www.filmref.com/directors/dirpages/tsai.html
Videos:
Tsai Ming-Liang in Venice
Tsai Ming-Liang on I don't want to sleep alone at Flagey
Local: Auditório 3 (5º piso da Torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Horário: 21h45
Entrada: Livre para os sócios do núcleo.
Morada: Av. Berna n. 26- C
Metro: Campo Pequeno / Praca de Espanha
Autocarros: 16, 26, 56
Comboio: Entrecampos
Sem comentários:
Enviar um comentário