sexta-feira, novembro 09, 2007

"O Último Mergulho" de João César Monteiro Terça-feira 13 de Novembro pelas 21h45 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Terça-feira 13 de Novembro, o Cineclube Supernova irá projectar "O Último Mergulho" de João César Monteiro, apresentado por Pedro Ventura.
O ÚLTIMO MERGULHO

Realizador: João César Monteiro

Ano: 1992

País: Portugal, França

Duração: 85 min.

A.k.a.: A água

Cor: Cor

Idioma: Português

Uma co-produção:
RTP - Radiotelevisão Portuguesa
LA SEPT

Sinopse: O que o jovem Samuel (Dinis Neto Jorge) fazia àquela hora da noite no cais deserto, nunca se saberá ao certo. De facto, quando o senhor Eloi (Henrique Canto e Castro), um velho marinheiro reformado, o abordou ele olhava fixamente as águas do Tejo. Cansado que estava dos seus dias, o senhor Eloi não podia ter deduzido de outro modo: Samuel estava ali para pôr cobro à vida. E quando Samuel, o convida para partilhar com ele o último mergulho, Eloi, in extremis, impede-o de se atirar ao rio, e dado que o céu pode esperar, leva-o a dar uma volta pela cidade. Os dois personagens partem, então, para duas longas noites de errância, durante as festas de S. António. Num night club encontram Esperança (Fabienne Babe) uma prostituta muda, filha de Eloi e duas outras raparigas da vida. Rosa Bianca (Francesca Prandi) e Ivone (Rita Blanco). A amizade que se estabelece entre eles é selada numa pensão de má nota. O jovem Samuel descobre o amor. O Tejo já não o inspira, doravante prefere os encantos de Esperança. Finalmente Eloi atira-se ao Tejo; Rosa Bianca regressa à terra natal num barco Russo, Ivone continua o seu fadário. Esperança e Samuel encontram-se num mundo idílico. "Lá-bas je ne sais où".
Nota de Intenções
«Como é meu velho costume não tenho nada a dizer sobre este filme que aliás, neste preciso momento ainda não se encontra concluído. E como é sabido, estas coisas de cinema só se sabem no fim. Gostaria no entanto, a propósito deste filme e espero poder fazê-lo, fazer minhas as palavras de Serge Daney: "Tiens ma poule, voilá du cinema".»
João César Monteiro a 5 de Agosto de 1992

Links:
Horário: 21h45
Entrada: livre para os membros do núcleo
Morada: Av. Berna n. 26- C
Metro: Campo Pequeno / Praca de Espanha
Autocarros: 16, 26, 56
Comboio: Entrecampos

Sem comentários: